" />
Meu Blog Barato

Roteiro Barato: Parque Lage, Rio de Janeiro

Escrevi o post avisando que eu estaria no Rio e não consegui escrever todos os posts que eu queria… Agora estou de volta e aos poucos vou colocando por aqui as coisas legais que encontrei nos meus passeios pela vida. =)

É até um pouco constrangedor admitir que eu precisei sair do Rio de Janeiro para conhecer certos pontos turísticos.

Faz algum tempo que vejo colegas tirando fotos incríveis de um lugar com uma arquitetura incrível, um paredão de beleza natural mais incrível ainda e um pátio com uma piscina peculiar. Esse lugar é o Parque Lage. <3

mbb pl 1

Pode parecer um pouco exagerado da minha parte o amor que tenho pelo local, mas no dia que vocês puderem olhar ao vivo o que estou descrevendo, talvez entendam minha empolgação.

mbb pl 2

É a segunda vez que faço esse passeio e sempre com a minha mãe de companhia. Virou nosso passeio preferido. Sempre que vou para o Rio temos que passar no Parque Lage.

mbb pl 4

Um pouco da história do local

Em 1959, Antônio Martins Lage compra o parque e nomeia como Parque Lage.

Alguns anos depois o local foi comprado por outras pessoas, mas em 1920 volta para as mãos da família Lage.

O arquiteto italiano Mario Vodret foi convidado para fazer a remodelação do palacete, que ganhou a estrutura que vemos até hoje.

Na década de 60 o parque foi desapropriado e virou público.

Em 1975  foi fundada a E.A.V. Parque Lage, que é  a escola de artes visuais que funciona até hoje por lá. É possível que enquanto você esteja passeando pelo pátio passe pelas obras dos alunos, que ficam pelos corredores do palacete.

mbb pl 3

Não entrei em tantos detalhes da história, mas se quiserem mais informações, podem pesquisar AQUI.

mbb pl 5

Dentro do parque tem um café, tem chafariz, parquinho para crianças, tem uma gruta com um aquário e tem também a entrada para a trilha que vai parar lá no Corcovado (onde fica o Cristo).

Já ia me esquecendo de contar: de dentro do parque conseguimos enxergar o Cristo Redentor (bem pequeno e bem de longe, mas dá para reconhecer). =D

Parque Lage from Portal e-trilhas on Vimeo.

Tirar um foto da minha mãe ao lado dessa estátua já virou um clássico, mas notem que de 2014 para 2015 ela está incompleta. A plaquinha, que retratava o momento em que Tom Jobim e seu filho plantavam uma árvore não está mais na mão do pintor. =/ Mesmo assim a Mammy não deixou de prestigiar! heheh 😛

mbb pl 6

O motivo principal deste roteiro fazer parte do blog é que a entrada no parque não custa NADA. Para quem quer economizar nos passeios pelo Rio de Janeiro e ter experiências ~mágicas~ em lugares surpreendentes, o Parque Lage não pode ficar de fora.

Onde fica?

Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico;
Horário: 8hs às 18hs
Tel: (21) 3257-1800
Entrada Gratuita – Estacionamento Gratuito – Bicicletário.

Para chegar no local peguei o metrô, desci na estação Botafogo e depois peguei o bus de integração na superfície e desci na estação Hospital da Lagoa. Você vai passar da entrada mais ou menos duas quadras, mas e é só ir voltando que vocês chegam lá. 😉

Até o próximo post! o/

About Ingrid Dagagny

Sou cariúcha que não curte praia e adora chimarrão, casada com o Duda e mãe de duas gatinhas. Meus verbos preferidos: viajar, pechinchar, comer, cozinhar, falar, criar. =)